Notícias

Professor Rusel Barroso é homenageado por indicação de Goretti Reis

16 de outubro de 2012 às 11:15

A deputada estadual GorettiReis (DEM) participou, na tarde desta segunda (15), de uma sessão especial de entrega da Medalha do Mérito Educacional “Manuel José Bonfim” no plenário da Assembleia Legislativa.

O intuito do evento foi homenagear profissionais da educação em Sergipe que tem serviço prestado na área, comprometimento e relevância na docência. Ao todo, sete professores foram homenageados, ente eles, o lagartense,Rusel Barroso, indicado pela deputada Goretti.

Sergipano de Lagarto, Rusel iniciou seus estudos nos colégios Dom Frei Vital e Laudelino Freire. Apaixonado pelas letras foi eleito em 1978 o melhor aluno de inglês de Sergipe. Casado com Joesilda Barroso, o professor lagartense construiu, ao lado das três filhas e da esposa, a primeira escola de línguas de Lagarto, a OACI.

Nos anos 90, ganhou notoriedade pela sua dedicação com a educação em Lagarto, tendo sido diretor de escolas como Frei Cristóvão, Dom Mário Rino Sivieri e Senador Leite Neto. Ocupou ainda o cargo de assessor de gabinete da secretaria de Educação e Cultura de Lagarto. Atualmente é Diretor Adjunto e Presidente do Conselho de Ética da Faculdade Ages, em Paripiranga-Ba.

Colecionaprêmios e honrarias, como a Ordem do Mérito Sílvio Romero (2001) e a Comenda Daltro (2011), outorgadas pelo governo do seu município.Lisonjeado pelo título, Rusel se emocionou ao falar da outorga concedida. “Sinceramente me surpreendi com a escolha de meu nome pela deputada. Quero agradecer imensamente a essa companheira de magistério, uma mulher cordata e preocupada com o bem estar das pessoas”, frisou o professor lagartense.

Para Goretti, esse tipo de homenagem é muito importante. “Nós que representamos o povo não podemos esquecer depessoas responsáveis pela educação. Só através da educação é possível mudar o destino de milhares de jovens e adultos. É preciso conscientizar a população sobre a importância de um bom professor. Independente da profissão, só a conquistamos porque tivemos em nossos vidas, os professores. Queria poder homenagear diversos nomes, mas em nome de Rusel saúdoos profissionais que aqui também foram homenageados: Ruy Belém de Araújo, Maria Thétis Nunes (in memorian), Vírginio José de Carvalho, Marlene dos Santos Alves, Celina Nascimento Montalvão e Ada Augusta Bezerra.”, finalizou a parlamentar.